Ciclo de ação e aprendizagem


Aplicação do modelo gats para a elaboração de programa de educação ambiental para gestão social de resíduos sólidos domiciliares da costa de dentro.

A gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é um grande desafio para a universalização do saneamento no Brasil. A Política Nacional de Resíduos Sólidos inova trazendo o conceito de responsabilidade compartilhada para o centro das discussões sobre resíduos sólidos no país.

A Responsabilidade dos cidadãos compõe esse conjunto de responsabilidades, que é compreendida como a gestão social dos resíduos sólidos domiciliares. Pela Política Nacional de Educação Ambiental, entende-se que é necessário o desenvolvimento de pedagogias e de um tempo de aprendizagem para as pessoas responderem com estratégias pessoais, familiares e comunitárias, aos impactos ambientais, sociais e econômicos inerentes à dificuldade de gestão integrada dos RSU a nível local.

Este trabalho se dedica, portanto, em aplicar um modelo de governança local, modelo GATS, para a construção participativa de um Programa de Educação Ambiental para gestão social de resíduos sólidos domiciliares da comunidade Costa de Dentro, localizada em Florianópolis, SC. Para isso, buscou-se caracterizar os aspectos quali-quantitativos e logísticos dos resíduos sólidos domiciliares gerados na comunidade Costa de Dentro, conceber o Programa de Educação Ambiental para gestão social de resíduos sólidos domiciliares e avaliar a aplicação do Modelo nesta abordagem.

Os resultados foram a caracterização dos resíduos sólidos e da logística destes resíduos da Costa de Dentro, a contextualização histórica da Costa de Dentro, o Acordo Inicial, o Banco de Experiência, as oficinas práticas, a visita técnica, as ações estratégicas de governança, as ações de prospecção e a avaliação do processo como um todo.

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