Cuidar da natureza é sempre um assunto importante. E um dos passos para fazer isso, que todos nós deveríamos tomar, é separar o lixo doméstico da maneira correta.
Mas isso sempre parece muito complicado. O que pode ou não ser reciclado? Todo tipo de papel vai para o lixo seco? Tem que lavar as embalagens antes de colocar no lixo?
Venha saber a resposta para essas e outras perguntas e aprenda a separar o lixo de uma vez por todas!
O que é e o que não é reciclável?
Lixo reciclável é todo resíduo que pode ser transformado, em partes ou completamente, em algo novo igual ou diferente do original. Por exemplo: folhas de papel, garrafas pet, latas de bebida, arames, embalagens, partes de produtos e eletroeletrônicos.
Quando um produto não pode ser transformado ele não é reciclável. É o caso de adesivos, papel-carbono, espelhos, esponjas, papel higiênico, porcelana, cerâmica e guardanapos sujos.
Como separar o lixo doméstico para facilitar a reciclagem?
Muitas vezes, podemos fazer a reciclagem em nossa própria casa – usando o lixo orgânico para fazer compostagem ou apostando na decoração sustentável, por exemplo. Porém, nem toda reciclagem pode ser feita desse modo e, portanto, temos que facilitar o processo para quem trabalha com isso.
Separar o lixo doméstico do jeito certo é a melhor maneira de garantir que tudo o que for possível será reciclado e a natureza não será tão prejudicada. Para começar a separar o lixo, siga essas instruções:
- Não misture lixo orgânico – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes – com lixo seco – plásticos, vidros, metais e papéis;
- Lave e seque embalagens como latas, garrafas, vidros e plásticos;
- Embrulhe vidros quebrados e outros materiais que possam cortar em jornal ou coloque-os em caixas, para evitar acidentes para quem trabalha com a coleta;
- Embalagens mistas – que são feitas de plástico e metal ou papel e metal ou metal e vidro – devem ser desmontadas, quando possível, e cada tipo de material deve ser depositado em seu coletor específico.
Para deixar sua tarefa de separar o lixo ainda mais simples, veremos quais são os tipos de cada material que podem ser reciclados:
Papel
Papéis que tiveram contato com material orgânico ou que estão molhados não podem ser reciclados. Além disso, fitas adesivas, fotografias e papel-carbono não são reutilizáveis. O resto – caixas de leite, papelão, jornais, revistas e cadernos velhos – é reciclável.
Plástico
Depois de serem lavados, até mesmo plásticos que tiveram contato com materiais orgânicos podem ser reciclados. Recicle sacolas, garrafas pet, tampinhas, potes velhos e brinquedos quebrados.
Isopor, quando descartado, deve ser colocado junto com plásticos. Apesar de poder ser reciclado para fazer blocos de construção civil, esse processo é muito custoso financeiramente. Por isso, tente reutilizar o isopor em sua própria casa e evite o desperdício.
Vidro
Lâmpadas, espelhos, cristais, vidros temperados, porcelana e cerâmica não são recicláveis. Com essas exceções, todos os vidros que estiverem limpos e secos podem ser reciclados.
Metais
Pregos, latas de alumínio, tampas e parafusos podem ser reciclados. Canos, esponjas de aço e grampos, não.
Pilhas, baterias e partes de eletroeletrônicos
Esse tipo de material deve ser devolvido aos fabricantes ou depositado em coletores específicos. O descarte comum prejudica bastante a natureza.
Como destinar corretamente?
É muito importante respeitar os dias e horários de coleta. Aqui na Costa de Dentro, a coleta convencional (para o rejeito) é sempre SEGUNDA, QUARTA E SEXTA-FEIRA, às 7h. Já a coleta seletiva (para os resíduos recicláveis) é sempre QUINTA-FEIRA, às 7h.
Para facilitar o trabalho dos catadores de recicláveis, prefira saco preto para destinar corretamente o rejeito, e saco azul para os resíduos recicláveis. Quanto ao resíduo orgânico, faça compostagem na sua casa.
Aprenda a fazer compostagem doméstica:
Veja como fazer um minhocário:
Costa Composta
Caso você não queira fazer compostagem em casa, é possível participar do Projeto Costa Composta e levar o seu resíduo orgânico até o Conselho Comunitário. Para isso, siga este passo a passo:
Passo 1 – Entre em contato com um voluntário do Conselho Comunitário para ser cadastrado e levar o seu resíduo orgânico. Para fazer o cadastro, entre em contato no e-mail contato@codencostadedentro.org.br com o assunto: Quero fazer parte do Costa Composta.
Passo 2 – Separe um baldinho com tampa para armazenar o seu resíduo orgânico.
Passo 3 – Despeje o seu resíduo na bombona, conforme orientação do voluntário ou voluntária do Coden.
Passo 4 – Informe-se sobre os dias de virada da leira da compostagem e ofereça ajuda nesta atividade.
Passo 5 – Leve sempre um biofertilizante como presente para adubar as suas plantinhas e divirta-se ajudando a construir um bairro sustentável e livre de doenças.
Lixeira individual: providencie a sua e fique de acordo com a lei municipal
Evite constrangimentos com os seus vizinhos e não coloque o seu lixo na frente da casa de outra pessoa. O seu lixo é de responsabilidade sua e do fabricante, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Acesse aqui para saber mais.
Mas o que diz a lei municipal sobre o descarte do seu lixo? Segundo a lei complementar nº 705/2021, que dispõe sobre a forma de apresentação dos resíduos sólidos para a coleta, em seu Art. 1º Fica estabelecido que as edificações das diferentes espécies de usos e atividades deverão dispor de local específico para apresentação dos resíduos à coleta, com equipamentos móveis, situado junto ao alinhamento do muro frontal, fundo ou lateral, no caso de imóveis com mais de uma testada, em local visível, disposto na parte interna da propriedade, de modo a não obstruir o passeio público ou, quando tratar-se de condomínios residenciais, comerciais e empreendimentos de grande porte, atender instruções normativas da operadora dos serviços de manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana, com as exceções previstas no parágrafo único do art. 6º desta Lei Complementar. (Redação dada pela Lei Complementar nº 705/2021). Para saber mais sobre a lei, acesse aqui.
Dia e horário de coleta
Fique atento ao horário da coleta na Costa de Dentro! Caso o caminhão não passe no dia, recolha o seu resíduo.
Coleta Convencional: Segunda, Quarta e Sexta, às 7h.
Coleta Seletiva: Quinta-feira, às 7h.
Volumosos: Não jogue os lixos volumosos na natureza! Procure o ecoponto da COMCAP, de segunda à sexta, das 7h às 18h45, localizado na Rua Francisco Vieira, 132-174 – Morro das Pedras, Florianópolis – SC. (48) 3338-4506
Recicle! Reduza! Reutilize! Separe o seu resíduo sólido e orgânico sempre, torne este ato um hábito para ficar em dia com a lei de resíduos sólidos e também para proteger a saúde da sua família e de toda a comunidade. Cuidar do seu lixo é uma questão de responsabilidade e cidadania. Faça a sua parte!