Quem somos
Há 35 anos o Conselho Comunitário da Costa de Dentro – CODEN atua com a missão de encaminhar e exigir o atendimento dos interesses da comunidade junto ao poder público, além de promover o bem-estar e o convívio social entre os moradores da Costa de Dentro.
A comunidade da Costa de Dentro possui gestão própria da água, sendo que esta administração é realizada pelo CODEN, garantindo o abastecimento de 199 famílias, de forma totalmente voluntária. Além disso, tem como foco de atuação a Sustentabilidade, Infraestrutura, Atividades Culturais e Recreativas, Segurança, projetos e ações sociais e ambientais.
A participação em associações ou conselhos de moradores é um ato voluntário, portanto, um ato de amor ao próximo e a comunidade. É doação de seu tempo para praticar o bem comum em sua comunidade.
O foco do trabalho desta gestão será empoderar nossa comunidade centradas na organização, união e participação para melhorar e preservar a vida, mediante a melhoria de sua sustentabilidade, infraestrutura, segurança, saúde e saneamento, entre outros.
Um esforço conjugado que precisa da participação e envolvimento de toda a comunidade, além da parceria com o poder público e o setor privado.
O Conselho é signatário do Movimento Nacional ODS SC e compromete-se para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, até o ano de 2030, acordados por mais de 190 países signatários da Organização das Nações Unidas (ONU).
Missão: Encaminhar e exigir o atendimento dos interesses da comunidades junto ao poder público, bem como, buscar o bem-estar e o convívio social entre os moradores da Costa de Dentro.
Visão: Ser reconhecido como um conselho atuante e coerente em defesa dos direitos de seus moradores na cidade de Florianópolis.
Valores:
- Ética e transparência: Agir de forma correta por meio de ações transparentes;
- Responsabilidade Social: Agir de forma sustentável economicamente, ambientalmente e socialmente avaliando o resultado de nossas ações;
- Cooperação.
HISTÓRICO DO CODEN:
A Costa de Dentro com a característica originária de área rural, a sua antiga estrada servia de caminho de carro de bois, abrigando vários engenhos de farinha. A pequena vila servia para ligar a vila de Pântano do Sul ao Sertão do Ribeirão e à Freguesia, através da hoje denominada de estrada geral Rozália Paulina Ferreira.
A Costa de Dentro há alguns anos atrás abrigava apenas famílias nativas da região, era como recanto virgem da natureza. As conhecidas “picadas” era caminho utilizado pelos que aqui residiam. No entanto, com o crescimento da população local, foram surgindo necessidades de melhorias, ocasião que alguns empreendedores locais se uniram e partiram para construção da capela que foi edificada no terreno junto a Santa Cruz, a nossa capela Nossa Senhora de Fátima, além do reconhecimento á época da necessidade presença da Escola Desdobrada da Costa de Dentro. Com o crescimento, chegaram turistas oriundos de outros Estados, até mesmo de outros Países, onde muito dos quais aqui fixaram suas residências.
Neste contexto histórico, nascia em 05 de maio de 1985, o Conselho Comunitário da Costa de Dentro, de Utilidade Pública Municipal pela Lei 3.477 de 01/11/90 e Estadual pela Lei 8.549 de 12/12/91. Naquela oportunidade, eram muitas as dificuldades enfrentadas pelo nosso bairro, entre eles o abastecimento de água em nossa região. Até o ano de 1985 o abastecimento era feito através de mangueiras juntos as nascentes ou por ponteiras individuais. Na época, está registrado numa das reuniões do Conselho a seguinte preocupação:
QUEREMOS NOSSO LUGAR LIMPO E BONITO.
Com esta preocupação, o CODEN foi protagonista de diversas melhorias junto a localidade da Costa Dentro nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, lazer, assistência social, cultural e reivindicatórias, além de buscar o desenvolvimento do exercício de cidadania de seus moradores. Entre os principais avanços dos últimos anos, destacam-se:
- Espaço físico e construção da sede do CODEN consolidado;
- Consolidado da infraestrutura mediante o asfaltamento da Estrada João Belarmino da Silva, percurso entre Pântano do Sul e Rozália Paulina Ferreira, calcamentos das ruas Rozalia Paulina Ferreira até a igreja, Lauro Mendes, Mendes de Sá e melhoria na entrada da praia da solidão;
- Abastecimento de água, com fornecimento para 185 família de forma autônoma e voluntária;
- Realização de diversas atividades educacional, cultural (envolvendo manutenção das tradições açorianas) e recreativa, envolvendo a preservação ambiental;
- Abertura dos dois acesso para a praia da Costa de Dentro;
- Ampliação dos horários, itinerário e alteração do ponto final do ponto final;
- Colaboração na consolidação das melhorias da Escola Desdobrada da Costa de Dentro;
- Instalação de diversos posto de telefônico;
- Consolidação da rede elétrica e iluminação pública em nossa região;
- Preservação ambiental em nossa região como o impedimento do desmonte das dunas e embargos em loteamentos;
- Melhoria no atendimento dos serviços da COMCAP em nossa região;
- Distribuição em diversas oportunidades de cestas básicas em nossa comunidade para amenizar a questão social;
- Em 2017 surge o Grupo da Costa de Dentro Sustentável com apoio do CODEN, visa buscar alternativas no que concerne a sustentabilidade do nosso bairro: Oficinas: minhocário, compostagem, plaquinhas e armário coletivo;
- E com a preocupação com a futuro das gerações surge neste ano o projeto ACESA – ESCOLA DE VERÃO – Operação Costa de Dentro, com o apoio engenheiro sem fronteira, guerreiros sem armas e Instituto Elos e Çarakura) para diagnosticar e apresentar soluções no âmbito do saneamento básico na Costa de Dentro;
- Em maio do corrente lançamos o nosso planejamento estratégico pensando no nosso futuro das nossas ações;
- Durante os meses de abril, maio e junho do corrente o CODEN participou da II Conferência de Saneamento Básico de Florianópolis, onde apresentamos diversas proposições para melhorar a nossa sustentabilidade no âmbito da nossa região e do município.
- Em junho, o Conselho Comunitário da Costa de Dentro como signatário do Movimento Nacional Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS vinculado a ONU, Nós Podemos Santa Catarina, apresentou o que estamos fazendo na prática para atingir essa agenda global, mas que precisa de ação local!
Portanto, o Conselho Comunitário juntamente com sua comunidade conseguiram transformar aquelas “picadas” em ruas calçadas com lajotas, onde hoje, mesmo com chuvas, podemos entrar em nossas casas com os pés limpos, além do abastecimento d’água canalizada para 185 famílias, mas neste percurso histórico, a sua trajetória enfrentou diversas barreiras e até incompreensões. Foram grandes conquistas.
Hoje o Conselho Comunitário da Costa de Dentro respeitando sua trajetória histórica permanece atento e perseguindo o sonho daqueles que o ajudaram a construir a trajetória, buscando um espaço de consciência coletiva para respeitar a natureza de forma sustentável para que nossas famílias e as futuras gerações desfrutem de um bairro diferenciado, bonito e com qualidade de vida.